Vitória na mala

16/02/2016

Oito primeiros tiram proveito de um elenco mais qualificados para vencer fora de casa e decidir playoffs em casa
 

 

Passado três meses do início do NBB, e às vésperas da 22ª rodada da competição, os times começam a se dividir em blocos; e os objetivos, mesmo que distintos, fazem com que as equipes entrem ainda mais concentradas para cada duelo. 

Daqui para frente um tropeço pode custar uma posição, uma vaga nos playoffs, uma eliminação. Mas e se o jogo for fora de casa, contra uma equipe mais calejada e com mais opções no elenco? É, na reta final, não se pode escolher adversário e vencer fora de casa já não é mais um luxo para os clubes.

Até o momento foram disputados 148 jogos, com 63 vitória dos visitantes. O número aponta para 42,5% de aproveitamento e poderia ser ainda maior se alguns clubes tivessem mais preparo e rotatividade dentro do elenco para sair de jogos equilibrado com a vitória na mala.

O pelotão da frente - composto por Flamengo, Bauru, Paulistano, Basquete Cearense, Brasília e Mogi - é responsável por mais da metade dos 63 resultados. Os seis juntos somam 36 vitórias como visitantes. Não à toa apareceram nas primeiras colocações, já que possuem um bom desempenho dentro de casa e com a força do elenco conseguem beliscar importantes vitórias fora de casa.

 

     No confronto entre Cearense e Brasília, só vitória como visitante. / Brito Junior



Franca e Pinheiros também são algozes, mas oscilam muito e deixam escapar pontos preciosos dentro de casa que freiam qualquer ascensão ao pelotão da frente, que luta pela classificação direta às quartas. 

Para melhor ilustrar, no ano passado com os mesmos 148 jogos disutados, os visitantes tinham apenas um triunfo a menos, porém o número foi alavancada pela campanha quase irretocável do Bauru na fase de classificação. Dos 13 primeiros jogos como mandante a equipe saiu vitoriosa em 11 oportunidades.

Portanto, se o campeonato já começou com esse equilíbrio, só podemos esperar partidas ainda mais acirradas dentro da competição, com os clubes deixando tudo em quadra para atingir seus objetivos.

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags