Sábado de definições no NBB

31/03/2017

   A primeira fase da nona edição do Novo Basquete Brasil chega ao fim amanhã, mas engana-se quem pensa que nessa altura, não há muita coisa em jogo. Pelo contrário, sem nenhum confronto definido para a próxima fase, o campeonato terá um sábado de definições em todas as partes da tabela.

 

   Na ponta de cima da tabela, algumas situações já se encontram definidas. Com campanhas sólidas, Flamengo e Mogi asseguraram as duas primeiras colocações. Na sequência, um cenário curioso. O Franca, atual terceiro colocado, ainda não tem vaga assegurada dentro do G4, enquanto que o Brasília, uma posição atrás está garantido.

 

 Jogando em casa, Franca tem tudo para confirmar vaga no G4 (Igor do Vale).

 

   Isso porque Bauru pode igualar a campanha de ambos, forçando um duplo ou até mesmo, tríplice empate. Caso Bauru iguale a campanha francana, e Brasília vença, Bauru levaria vantagem no desempate, pelo saldo de cestas no clássico paulista. Agora, se Bauru terminar empatado com Brasília, ou houver um tríplice empate (derrota francana e dos Lobos, aliado a triunfo bauruense), o Dragão é quem fica de fora do G4, pois possui menos vitórias nos confrontos contra a equipe da Capital Federal.

 

   Portanto, é certo que Bauru e Franca brigarão por uma vaga nesse sábado. Para Bauru resta uma vitória que, somada a um triunfo do Brasília e do Mogi, lhe devolve o posto dentro do grupo que avança direto às quartas. Qualquer outro resultado faz com que o Dragão entre em quadra nas oitavas, enfrentando o décimo segundo classificado, que sai do confronto entre Macaé e Minas, no litoral fluminense.

 

Companheiros no NBB Mundo, Kendall (1) e Maynard (11) medirão forças amanhã (Divulgação Nike).

 

   E o que falar desse jogo, ein? É verdade que boa parte dos jogos tem sido emocionantes, acirrados, mas esse duelo tornou-se um mata-mata de um uma única partida. Com campanhas idênticas (7/27), se encaram em busca da última vaga nos playoffs. O cenário, fala por si só, não dá pra perder, mesmo que por meio de radinho ou estatísticas, esse jogão!

 

   Entre os dois extremos da tabela, já não há muito o que disputar. Com mando de quadra garantido nas oitavas, as equipes posicionadas de quinto à oitavo (Pinheiros, Vitória e Paulistano) buscam "apenas" um emparelhamento visando a fase decisiva, se é que isso é possível. Com a indefinição no miolo de baixo, do nono ao décimo primeiro, e também com o equilíbrio do campeonato, é praticamente inimaginável apontar um caminho como o mais fácil para seguir vivo na competição. 

 

   De qualquer forma, será interessante observar o duelo entre Paulistano e Vitória, na capital paulista. Com a proximidade entre Pinheiros, sexto colocado, e Paulistano, oitavo, pode acontecer inversões de posições nesse pelotão. Em caso de vitória do Pinheiros sobre o Vasco, o jogo valeria a sexta colocação, que poderia passar para a mão do Paulistano em caso de vitória por 13 ou mais pontos. 

 

   Mas, se o Vasco aprontar na capital paulista, o confronto ganha ainda mais importância. Pois, em caso de vitória rubro-negra, faria com que Pinheiros e Vitória invertessem de posição. Agora, se houver vitória cruzmaltina e triunfo da equipe de Gustavinho, acontecerá um tríplice empate, e o jogo na capital será disputado com um olho na calculadora.

 

   Independentemente da diferença que venha a sofrer diante do Vasco, o Pinheiros, no confronto direto com os rivais mencionados, possui saldo de -7. Vitória e Paulistano possuem saldos melhores, de 11 e -4, respectivamente. De momento, o Pinheiros acabaria caindo para o oitavo lugar, mas como o basquete é dinâmico, muita coisa pode acontecer.

 

   Com uma vitória magra, por menos de oito pontos, o Paulistano assumiria a sétima colocação e o Vitória, mesmo com a derrota, ficaria com o sexto lugar. Agora, se a vitória ficar entre 8 e 17 pontos, é a equipe de Gustavinho quem fica em sexto, invertendo de posição com o Vitória. Em caso de um placar mais elástico, o Vitória perde a sétima posição para o Pinheiros.

 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

LARANJA PULSANTE

Informações e análises dos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de basquete.

Laranja Pulsante © 2019 | Todos os direitos reservados