FIBA divulga grupos da Liga Sulamericana e brasileiros conhecem seus adversários

30/08/2018

A FIBA Américas divulgou, no final da tarde de ontem (29), os grupos da Liga Sulamericana 2018. Apesar das críticas que recebeu no último ano, a entidade manteve a controversa fórmula de disputa.

 

Na primeira fase, os 16 clubes estão divididos em quatro grupos (A, B, C e D) e jogam entre si durante três dias seguidos, sendo que os dois primeiros colocados das chaves A, C e D se classificam à fase semifinal, juntamente com o primeiro do grupo B (mais fraco tecnicamente) e o terceiro melhor colocado.

 

Na semifinal, os oito classificados serão distribuídos em duas chaves (E e F), com o primeiro colocado de cada uma delas avançando a grande final, que será disputada em melhor de três jogos, sendo dois na casa da equipe de melhor campanha ao longo da competição.

 

Como de costume, campeão da Liga Sulamericana garantirá vaga na Liga das Américas (Fiba Américas) 

 

O primeiro brasileiro a entrar em quadra será Franca. Com a vantagem de atuar em casa, terá adversários enjoados, como o tradicionalíssimo Aguada e o Instituto, quarto colocado no último campeonato argentino.

 

Se o chave francana não será fácil, Bauru e Minas caíram no grupo da morte. Não bastasse enfrentar longa viagem até Cali, que está a 1000 metros acima do mar, para enfrentar os donos da casa, ainda terão que medir forças com o Quimsa, além de fazer o confronto direto entre si.

 

Já o Flamengo, em contrapartida, caiu em um grupo relativamente tranquilo. Apesar de atuar fora de casa, não sofrerá com viagem longa ou efeito da altitude e tampouco terá adversários tradicionais ao longo da primeira fase.

 

É importante lembrar que os clubes paulistas podem sofrer com o calendário apertado, já que os playoffs do Campeonato Paulista acontecem justamente em outubro. Resta saber como a Federação Paulista se posicionará para que os clubes não saiam prejudicados e possam ir com força máxima nas duas competições. 

 

Grupo A –  02 a 04 de outubro – Sede: Franca, BRA


Franca (BRA)
Instituto (ARG)
Leones de Quilpué (CHI)
Aguada (URU)

Grupo B –  09 a 11 de outubro – Sede: Macas, ECU


Icann de Macas (ECU)
Olimpia (PAR)
Regatas Lima (PER)
Campeón da LIGA de Bolivia (BOL)

 

Grupo C – 16 a 18 de outubro – Sede: Cali, COL


Fast Break del Valle (COL)
Quimsa (ARG)
Bauru (BRA)
Minas Tenis (BRA)

Grupo D – 23 a 25 de outubro – Sede: Montevideo, URU


Goes (URU)
Libertad de Sunchales (ARG)
C.R.Flamengo (BRA)
Welcome (URU)

 

Grupo E - 06 a 09 de novembro - Sede: Indefinida

 

1 do grupo A
1 do grupo C
2 do grupo D
Terceiro melhor colocado

 

Grupo F - 13 a 15 de novembro - Sede: Indefinida

 

2 do grupo A
1 do grupo B
2 do grupo C
1 do grupo D

 

Final - Dezembro

 

 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags