Imponente, Franca atropela o Bauru e larga na frente nas semifinais

28/09/2018

O Franca não deu a menor chance para o Bauru no primeiro confronto das semifinais do Campeonato Paulista. Na única partida que fará dentro de casa, o time presenteou a torcida com uma atuação de gala e uma vitória impiedosa sobre um dos seus maiores rivais, o Bauru Basket, pelo placar de 107 a 83.

 

Com uma defesa agressiva e bem posicionada, Franca tirou o volume dos principais jogadores do Dragão com a mesma facilidade com que organizava as tramas ofensivas, sempre bem trabalhadas por Elinho e companhia, buscando o companheiro melhor posicionado para o arremesso.

 

Franca distribuiu 24 assistências na partida, sendo oito só de Elinho (Victor Lira/Bauru Basket)

 

Essa solidariedade rendeu à equipe um aproveitamento acima da média nos arremessos de quadra, sendo 67% nas bolas de dois pontos e 54% nas de três, números altos, mas que ficam abaixo ainda do desempenho na linha do lance livre, com incríveis 92% de precisão, tendo convertido vinte e cinco dos vinte e sete anotados à seu favor.

 

A manutenção do volume e do aproveitamento ofensivo só foi possível graças a colaboração de atletas que vieram do banco, em especial André Góes e Didi, que entraram muito bem na partida, dando a possibilidade de Helinho modificar bastante o quinteto, conforme lhe era conveniente, já que Bauru não ameaçou a vitória francana em nenhum momento.

 

O triunfo pela maneira com que foi construído, sem nenhuma contestação, diante do maior arquirrival foi bastante comemorado pelo comandante ao final da partida.

 

"Uma coisa puxa a outra. Nós marcamos com agressividade, tivemos a bola na mão e soubemos jogar com desprendimento. A partir disso tivemos um aproveitamento bom. Cada jogo tem sua história mas precisamos construir a nossa a cada dia que passa. O esporte ele nos dá situações novas, para a gente crescer."

 

Do outro lado Demétrius minimizou a derrota, creditando o revés a uma atuação defensiva muito abaixo do esperado de sua equipe. No entanto o Dragão vem de quatro resultados negativos consecutivos, o que ascende o sinal de alerta, já que não há mais margem de erro para o time bauruense no campeonato.

 

"Nossa defesa não encaixou e Franca estava com um aproveitamento muito bom, vieram agressivos na parte defensiva. Os jogadores converteram muitas bolas de três e estavam com um volume intenso de jogo. Nós não conseguimos nos impor e consertar os erros durante a partida. Mas não tem nada decidido.

 

É nesse cenário que os rivais voltam a se enfrentar nesse sábado, às 19 horas, no Ginásio Panela de Pressão em Bauru. Precisando de apenas uma vitória para avançar a final, Franca jogou toda a responsabilidade para o Dragão, que busca o triunfo para forçar a realização do terceiro jogo.

 

O JOGO

 

O Bauru começou melhor o clássico. Com boa organização de jogo de Larry Taylor, arremessos precisos de Enzo Ruiz e grande contribuição de Lucas Mariano dentro do garrafão, os visitantes lideraram o marcador nos primeiros minutos, embora fosse seguido de perto pelos donos da casa, que souberam aproveitar os vacilos defensivos do rival, principalmente nos rebotes ofensivos, para se manter próximos no placar.

 

Mas a partida foi mudando de figura. Depois que Lucão precisou deixar a quadra para tratar de uma pancada sofrida em disputa com Jimmy, o Dragão ficou ainda mais vulnerável na defesa. Explorando os bloqueios realizados por Cipolini e Lucas Dias, David Jackson só não fez chover no Pedrocão. A desvantagem bauruense ao final do primeiro quarto só não foi maior porque Enzo Ruiz também estava com a mão quente, 25 a 19.

 

No começo do segundo período, Bauru chegou a reduzir a diferença para apenas um pontinho em boas tramas ofensivas, que exploraram a ausência momentânea de um pivô de origem no quinteto adversário. Mas não demorou para a equipe francana reagir. Em uma sequência de bolas de média distância de Elinho e Jimmy, os mandantes voltaram a desgarrar, abrindo oito de frente e obrigando Demétrius a pedir seu primeiro tempo técnico.

 

Os bauruenses voltaram marcando por zona, algo que em partidas anteriores foi extremamente eficiente, mas dessa vez não surtiu o efeito esperado. Em um primeiro momento a equipe até sustentou duas ou três movimentações do arquirrival, diminuindo a diferença em infiltrações de Larry Taylor. Mas logo Franca se adaptou e aproveitou a lentidão das trocas defensivas do Dragão, para encaçapar dois tiros do perímetro, com André Góes, fechando o primeiro tempo com um imponente 52 a 38.

 

Gringos roubaram a cena no primeiro quarto mas foram caindo de rendimento e dando espaço para outros atletas aparecerem (Victor Lira/Bauru Basket) 

 

Os primeiros minutos da etapa complementar foram equilibrados. Trocando mais passes, Bauru melhorou a produção ofensiva nos primeiros minutos, pontuando com quatro dos cinco atletas. Só que enquanto os visitantes encontrava mais resistência para concluir seus ataques, os mandantes tinham muita liberdade para trabalhar a posse de bola, encontrando espaços tanto no perímetro, quanto no garrafão, com Cipolini dominando a área pintada.

 

A dificuldade em impor uma defesa eficiente como a francana, Bauru se desestabilizou dentro de quadra. Impaciente, acumulou diversos erros na troca de passes e tomada de decisão, se tornando presa fácil para os mandantes. Com a mão calibrada, André Góes e Didi deitaram e rolaram nas bolas de três pontos, fazendo com que o Franca vencesse o período por 34 a 20, sacramentando a vitória ainda no terceiro quarto com a vitória parcial por 84 a 58.

 

Assim, os rivais já começaram o último período com quintetos alternativos, dando oportunidade para atletas de reposição mostrar seu valor enquanto os titulares ganhavam descanso para a próxima partida. E coube à segunda unidade bauruense melhorar, dentro do possível, a má imagem deixada pelos titulares. Liderado por Cauê, que deu mais dinamismo ao ataque ao deixar Renato e Marcão em boas condições para trabalhar próximo à cesta, o Dragão fez frente ao jovem time francano, que venceu com propriedade, por 107 a 83.

 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags