San Lorenzo fatura Liga das Américas e Paulistano fica com terceiro lugar

01/04/2019

O San Lorenzo é o mais novo bicampeão da Liga das Américas. Nesse domingo, 31, o clube argentino superou o Guaros de Lara, da Venezuela, por 64 a 61, e conquistou o titulo da competição pela segunda temporada consecutiva. Na temporada passada, a equipe havia se sagrado campeã em cima do Mogi das Cruzes.

 

San Lorenzo manteve a base da última temporada e conquistou a LDA novamente (FIBA Américas)

 

Como esperado, os adversários fizeram um confronto do mais alto nível técnico, fazendo jus à supremacia que possuem no continente sulamericano. Vale lembrar que os clubes faturaram os últimos quatro títulos do torneio, com o Guaros capitalizando os canecos de 2016 e 2017, e os hermanos ficando com os dois últimos, de 2018 e de 2019.

 

Ao longo de toda a partida, os oponentes demonstraram que não monopolizam a competição por acaso. Com um elenco recheado de estrelas, imprimiram muita intensidade e deram uma aula de basquete, especialmente no aspecto defensivo, extremamente agressivo e bem ajustado.

 

A postura e organização defensiva exigiram mais dos armadores, mas eles tiraram o desafio de letra. Assumindo a articulação dos clubes, por conta da lesão de Aguirre e partida discreta de Harper, Vildoza e Green, respectivamente, deram um show à parte.

 

Cuidando bem da posse de bola e com boa leitura de jogo, a dupla conseguiu ser efetiva na produção ofensiva. Se, por um lado o armador azul-grená cadenciava mais ações, se preocupando em municiar seus companheiros, dentre eles Dar Tucker; do outro, o norte-americano explorava os bloqueios dos seus pivôs para trabalhar no um contra um.

 

Dessa maneira, o confronto foi se mantendo equilibrado até os minutos finais, quando um problema técnico no relógio do Ginásio Poliesportivo Roberto Pando, indiretamente, mudou o panorama do jogo. Depois de, aproximadamente, dez minutos de paralisação, a partida foi reiniciada e os donos da casa, que já viviam um momento melhor na partida, prevaleceram.

 

Empurrado pela sua fanática torcida, contou com o crescimento de produção de Calfani, responsável por duas recuperações de bola e cinco pontos consecutivos, e da frieza de Tucker para consumar a vitória e festejar a conquista do bicampeonato continental, prêmio para um projeto consistente, com alto investimento e continuidade do grupo de trabalho.

 

Cestinha do embate com 21 pontos, Dar Tucker foi eleito o MVP da decisão (FIBA Américas)

 

Por conta do título da Liga das Américas, o San Lorenzo terá o direito de participar, mais uma vez, da Copa Intercontinental de Clubes. Agora, a meta dos hermanos é apagar a má impressão deixada na última participação, quando foi facilmente batido pelo AEK nas semifinais, e brigar pelo título inédito da competição.

 

O Guaros de Lara também terá o direito de participar do torneio. No entanto, devido aos graves problemas financeiros e humanos que assolam a Venezuela, o time não sabe sequer se continuará em atividade, já que o campeonato local foi cancelado e não há partidas para disputar.

 

PAULISTANO

 

Mais cedo, na disputa pela terceira colocação, o Paulistano venceu o Capitanes, sem maiores dificuldades, por 100 a 78.

 

Diante dos mexicanos, o time paulista retomou o padrão defensivo, contendo o volume ofensivo do rival e imprimindo velocidade na saída para o contragolpe. Trabalhando de maneira coletiva, soube aproveitar as situações de superioridade numérica, extraindo o melhor de cada jogador do seu elenco.

 

Com 21 pontos, Roquemore foi um dos destaques do triunfo do Paulistano (FIBA Américas)

 

Com o resultado positivo, o clube brasileiro garantiu participação na próxima edição da Liga das Américas, que será totalmente reformulada e terá início em novembro. Agora o CAP muda a chavinha e volta a pensar no Novo Basquete Brasil, já que, a partir de sexta-feira encara o Basquete Cearense por uma vaga nas quartas de final da competição.

 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

LARANJA PULSANTE

Informações e análises dos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de basquete.

Laranja Pulsante © 2019 | Todos os direitos reservados