Campeonato Paulista começa nessa quarta-feira

Acabou a espera. Depois de mais de cinquenta dias sem partidas oficiais, as equipes voltam às quadras em busca de novos objetivos em mais uma temporada que promete ser equilibrada. Como de costume, as primeiras competições do ano serão os estaduais, com destaque para o Campeonato Paulista, que inicia nessa quarta-feira, dia 31 de julho.


Em função da realização da Copa do Mundo de Basquete da China, que será disputada entre o final de agosto e o meio de setembro, o Campeonato Paulista sofreu algumas alterações importantes.


Para que os clubes não sofressem ainda mais com o já apertado calendário brasileiro, a Federação Paulista de Basquete definiu que as treze equipes inscritas na competição fossem divididas em dois grupos e enfrentassem apenas os adversários de sua chave, em turno e returno.


O Grupo A é composto por América de Rio de Preto, Franca, Liga Sorocabana, Mogi das Cruzes, Osasco, Pinheiros e São Paulo. Já o Grupo B conta com Bauru, Corinthians, Paulistano, Rio Claro, São João da Boa Vista e São José dos Campos.


Na última temporada, Franca bateu o Paulistano e quebrou um jejum de 11 anos sem conquistar o estadual (Reprodução/Internet)

Ao final da primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo se classificam diretamente para as quartas de final, enquanto os times que ficarem entre terceiro e sexto colocados avançam às oitavas de final.


Quando o regulamento foi definido pela FPB havia "apenas" doze times inscritos e por conta disso, todos estavam automaticamente classificados aos playoffs. No entanto, após a entrada da Liga Sorocabana, a equipe que ficar na sétima colocação do Grupo A será a única eliminada na primeira na fase.


A partir dos playoffs, que devem começar a ser disputados na primeira quinzena de setembro, todos os confrontos do mata-mata serão disputadas em série melhor de três partidas, com os clubes de melhor campanha tendo o direito de fazer o segundo e, se necessário, o terceiro duelo dentro de casa.


Outro ponto importante a se destacar é em relação aos atletas inscritos pelas equipes. Embora todos os times tenham enviado uma lista inicial à Federação, os clubes podem completá-la ou modificá-la até 72 horas antes do final do segundo turno.


A medida dá condições para que equipes com dificuldades financeiras e que ainda buscam por reforços, como por exemplo Mogi das Cruzes, possam se reestruturar durante a competição e se fortalecer para a disputa dos playoffs.


Confira os primeiros confrontos de cada cube na competição (Arte/Laranja Pulsante)


Vale ressaltar que assim como já havia sido implementado desde a última edição do torneio, todas as partidas do campeonato serão transmitidas pela TV WEB da Federação Paulista de Basquete.


Postagens Recentes
Arquivo
Procurar por tags

LARANJA PULSANTE

Informações e análises dos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de basquete.

Laranja Pulsante © 2019 | Todos os direitos reservados