Copa do Mundo de Basquete começa nesse sábado

31/08/2019

Chegou a hora. Depois de mais de um ano do início de disputa das eliminatórias, a Copa do Mundo da China 2019 vai começar. A partir desse sábado, dia 31 de agosto, até dia 15 de setembro, trinta e duas seleções vão brigar pelo título da competição.

 

O sistema de disputa, ao menos na primeira fase, será similar ao da Copa do Mundo de futebol. Distribuídas em oito grupos de quatro integrantes, as equipes enfrentam os adversários da própria chave, em turno único, com os dois melhores times avançando à próxima fase.

 

Chaveamento será feito da seguinte maneira, times do Grupo A e B integrarão um novo grupo, e assim sucessivamente (Reprodução/FIBA)

 

Diferentemente do que estamos habituados a acompanhar, a segunda fase não será eliminatória. Os dezesseis classificados formaram novos grupos, novamente com quatro integrantes cada e os dois melhores de cada chave avançando às quartas de final.

 

A partir dessa etapa, começa o mata-mata da competição. Dali, até a decisão do torneio, os jogos serão únicos e quem perder dará adeus às chances de título. No entanto, as seleções que forem ficando pelo caminho ainda voltam às quadras para definir sua posição final.

 

Isso porque, a competição dá vagas diretas às Olimpíadas de Tóquio 2020. Ao todo serão sete vagas, sendo duas para os dois melhores países europeus, duas para os melhores americanos, uma para a melhor equipe asiática, assim como para o melhor time africano e também da Oceania.

 

As demais vagas serão preenchidas através do Pré-Olímpico de Basquete, que acontece no ano que vem, às vésperas da competição. Em virtude da importância do torneio, alguns dos principais jogadores de basquete do mundo abriram mão do período de férias e início da pré-temporada e confirmaram presença no Mundial.

 

MVP da última temporada vai comandar o esquadrão grego diante do Brasil (Reprodução/Milwaukee Bucks) 


Como de costume, decidimos gravar um podcast para sanar todas as suas dúvidas e te deixar a par de todos os componentes. Dessa vez, o convidado escolhido para participar do bate-papo foi o Lucas Guanaes, um dos responsáveis pela Locomotiva Esportiva.

 

 

Mas não para por aí. Assim como fizemos nos Jogos Olímpicos de 2016, nós do Laranja Pulsante, em parceria com a galera do Pitacos do Esporte, produzimos um Guia Especial da Copa do Mundo de Basquete.

 

No material você saberá um pouquinho mais sobre a origem do Mundial, relembrar os campeões de edições anteriores, o histórico de participação de cada país, assim como os atletas convocados para defender às seleções, os prováveis quintetos titulares e, claro, a tabela da competição.

 

Dentro de instantes o material estará em nosso site, disponível para download.
 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags