Mesmo atuando fora de casa, Paulistano e São José desbancam rivais

13/09/2019

A noite de quinta-feira reservou dois duelos para lá de acirrados. Diferente do confronto que marcou a abertura das oitavas de final do Campeonato Paulista, em que o São Paulo conquistou uma vitória tranquila sobre o São João, no segundo dia de disputas prevaleceu o equilíbrio.

 

Tanto o choque entre Liga Sorocabana e Paulistano, quanto o embate entre Osasco e São José, foram decididos apenas nos minutos finais, quando os times que disputam o NBB utilizaram a experiência e a qualidade individual para deixar a quadra com o resultado positivo.

 

No primeiro jogo da noite, o CAP encontrou muitas dificuldades diante da LSB. Sem poder contar com Yago, que desembarca no Brasil nesse final de semana, Solano, que deve chegar dentro de uma semana, e Hubner, que se recupera de lesão, o time tem ficado com poucas alternativas ofensivas.

 

Essa falta de opções foi bem explorada pelos donos da casa. Imprimindo forte marcação em cima de Ruivo e Coleman, a Cavalaria conseguiu minar a movimentação ofensiva do oponente, o deixando muito distante da cesta. Com isso, teve condições de atacar com mais tranquilidade.

 

Ainda que não tenha tido um grande aproveitamento nos arremessos de quadra, a Liga Sorocabana comandou as ações a partir do início do segundo tempo, quando Murilo Becker, até então principal nome da equipe, ganhou a companhia de Eltink na conclusão das jogadas de ataque.

 

A chegada de Murilo fortaleceu o time sorocabano (Marina Gouvêa) 

 

A sequência positiva da dupla fez com que a LSB administrasse uma pequena, mas importante, vantagem até o minuto final, quando o time cometeu dois erros defensivos que lhe custaram a vitória. Até então bem anulado, Coleman teve liberdade para encaçapar duas bolas de três, virando a partida praticamente no estouro do cronômetro, 63 a 62.

 

Já na segunda partida dessa quinta, disputada na Grande São Paulo, o São José foi superior ao Osasco. Com bom posicionamento defensivo, a Águia protegeu seu garrafão e dominou a briga pelos rebotes, o que facilitou a construção de jogo.

 

Atuando de acordo com as características dos seus principais jogadores, oriundos da escola argentina, os visitantes cadenciaram as ações, trocando muitos passes até encontrar um companheiro melhor posicionado. Essa medida fez com que o time joseense tomasse conta das rédeas da partida.

 

Equilibrando o volume de jogo entre os arremessos certeiros de Figueiredo e Mariani, com as bolas de segurança de Lupa e Rafael, chegou a abrir doze pontos de vantagem no início do terceiro quarto. Àquela altura, parecia que a vitória se consolidaria de maneira tranquila, mas não foi isso que aconteceu.

 

Atuando dentro do sistema de pick-and-roll, Figueredo e Lupa anotaram 22 pontos cada um (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

 

Em menos de dois minutos, os visitantes cometeram três erros de passe, dando o contragolpe à Coruja. Com dificuldades para trabalhar no cinco contra cinco, os donos da casa aproveitaram os desperdícios do adversário para reequilibrar o duelo, em contragolpes rápidos puxados por Brite, Thiaguinho e Robinho.

 

Apesar da melhora do Osasco, o São José retomou o padrão de jogo, imprimindo forte defesa dentro da área pintada e cuidando melhor da bola. Com um aproveitamento melhor do que o rival na linha do lance livre, voltou a abrir uma margem de segurança, confirmando a vitória por 96 a 89.

 

Com a vitória conquistada fora de casa, o Paulistano e o São José abrem 1 a 0 e ficam ainda mais próximos de uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, já que, por conta de terem feito melhor campanha na primeira fase, possuem o direito de fazer o segundo e, se necessário, o terceiro jogo diante do seu torcedor.

 

O segundo confronto entre o Tigre e a Cavalaria acontece apenas na próxima terça-feira, no Ginásio Henrique Villaboim. Já o São José pode liquidar a fatura já nesse sábado, quando recebe a Coruja, no Ginásio Linneu de Moura.

 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

LARANJA PULSANTE

Informações e análises dos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de basquete.

Laranja Pulsante © 2019 | Todos os direitos reservados