Franca e São Paulo vencem e farão semifinal do Campeonato Paulista

Está definida a primeira semifinal do Campeonato Paulista. Nessa segunda-feira, o Franca e o São Paulo venceram o São José e o Bauru Basket, no terceiro e decisivo confronto das quartas de final, vencendo a série em 2 a 1 e garantindo a vaga na próxima fase da competição.


Na primeira partida da noite, o tricolor paulista foi buscar uma virada que parecia impossível. Depois de um primeiro quarto equilibrado, em que houve um duelo particular entre os gringos Nick Wiggins e Desmond Holloway, o time bauruense se impôs.


Com uma defesa extremamente agressiva, o Dragão sufocou o rival, anulando os principais jogadores do oponente. A solidez defensiva deu condições do time sair no contragolpe, puxados em velocidade por Faggiano, Brito e Samuel.


Até mesmo quando os visitantes se recompunham de maneira mais rápida, os donos da casa encontravam maneira de concluir as tramas ofensivas, sobretudo pelo vasto repertório ofensivo de Wiggins e pela grande partida feita por Massey.


Impulsionado pela mão precisa do norteamericano nas bolas de três pontos, Bauru abriu 19 pontos de vantagem na reta final do terceiro quarto, se aproximando da vitória e, consequentemente, da classificação às semifinais.


Dragão teve o domínio do jogo mas não teve equilíbrio emocional para sacramentar a vitória (Victor Lira/Bauru Basket)


Mas o time baixou a intensidade e pagou caro por isso. Desconcentrado, se tornou presa fácil para a marcação exercida por Cassiano desde a quadra de ataque e também pela versatilidade de Georginho.


Sem a mesma profundidade de elenco do rival, o Soberano contou com mais uma partida iluminada do ala-armador para aniquilar a vantagem bauruense, levar o jogo para a prorrogação e vencer o duelo com muita propriedade no período extra, 93 a 87.


Ao final do confronto, o camisa 14 dividiu os méritos com Cassiano e enalteceu a mudança de postura da equipe para sair de uma situação delicada e aplicar uma virada imponente dentro do Panela de Pressão.


“O Cassiano veio muito bem do banco de reservas e eu mudei minha postura dentro de quadra. É uma defesa a mais, um esforço a mais. Porque se deixássemos o jogo correr como estava, o campeonato acabaria para a gente. Também tivemos felicidade das bolas de três pontos começarem a cair. Nós trabalhamos todo dia para isso.”


Na outra partida da noite, Franca e São José tramaram um duelo muito parecido com o do último domingo. Com muita aplicação tática, a Águia conseguiu anular o trabalho dos armadores francanos, estancando a produção ofensiva do time da casa.


Por mais que não tenha tido oportunidade de atuar na transição, uma vez que a recomposição defensiva dos mandantes foi veloz, os visitantes souberam movimentar a posse de bola com calma até encontrar um arremesso equilibrado.


Com grande contribuição dos homens de garrafão, em especial Lupa e Sergião, o São José foi gostando da partida e comandou as ações no primeiro tempo. Sem movimentação e criatividade, Franca só se manteve na cola do rival graças aos lances livres certeiros de David Jackson.


Na volta do intervalo, no entanto, os donos da casa mudaram a postura. Com mais agressividade nos bloqueios realizados em jogadas de pick-and-roll, os comandados de Helinho romperam a defesa joseense, criando espaços no perímetro.


Com 12 pontos, ala-armador foi um dos destaques do time francano (Newton Nogueira)

Em uma sequência de bolas de três pontos de Jimmy e do próprio DJ, os atuais campeões paulistas desgarram no marcador. Com experiência de sobra, o time apenas administrou a vantagem, confirmando a vitória sem grandes sustos, 81 a 67.


Por meio da assessoria de imprensa do clube, o camisa 32 comentou sobre a sua atuação individual e já aproveitou para projetar o duelo contra o São Paulo, pelas semifinais do Campeonato Paulista.


"Fico feliz por ter contribuído com a classificação da minha equipe. Mas esse é só o começo do desafio. Agora é treinar e focar ainda mais para o próximo playoff, contra a forte equipe do São Paulo."


Embora a Federação Paulista ainda não tenha se posicionado de maneira oficial, é provável que a série tenha início entre quinta e sexta-feira, uma vez que o time do interior embarca vai realizar amistosos nos Estados Unidos na próxima semana.

Postagens Recentes
Arquivo
Procurar por tags

LARANJA PULSANTE

Informações e análises dos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de basquete.

Laranja Pulsante © 2019 | Todos os direitos reservados