Com virada heroica, Flamengo está na final da Champions League

13/03/2020

O Flamengo está na final da Champions League de Basquete das Américas! Nessa quinta-feira, o time rubro-negro confirmou o favoritismo e derrotou a equipe do Instituto de Córdoba (ARG), por 66 a 64, no Ginásio do Maracanãzinho, liquidando a semifinal por 2 a 0.

 

A classificação foi conquistada de maneira heroica. Apesar de ter um elenco extremamente superior, que possibilita o técnico Gustavinho manter em quadra sempre os jogadores que se encontram em melhores condições técnicas, os donos da casa passaram apuros no primeiro tempo.

 

Em mais uma atuação discreta do armador Franco Balbi, o Mais Querido ficou desorganizado no ataque, se tornando presa fácil para o sistema defensivo dos argentinos. Com a posse de bola em mãos, os hermanos apresentaram uma melhora substancial em relação ao primeiro jogo da série.

 

Isso porque Sebastian Ginobili promoveu a entrada de Scala, deixando a sua equipe com dois armadores de origem em quadra, aspecto que melhorou a construção ofensiva, abrindo espaços para que Cuello pudessem converter os seus arremessos e a dupla de pivôs, formada por Clancy e Espinoza doutrinassem no garrafão.

 

Aquela altura, com a diferença na casa dos vinte pontos, era natural que os visitantes estivessem muito próximos de confirmar a vitória, mas para isso precisava saber controlar o ímpeto inicial do Mengão na etapa complementar, encarando o jogo com a seriedade que ele exigia.

 

Mas assim que os rivais voltaram do vestiário, ficou evidente o relaxamento dos hermanos e a postura aguerrida do Flamengo. Exercendo forte marcação na saída de bola do oponente, os donos da casa conseguiram recuperar inúmeras roubadas na quadra de ataque e converter bandejas simples, que incendiaram o torcedor local.

 

Espírito guerreiro de Olivinha, mais uma vez, contagiou todo o elenco rubro-negro (Divulgação/FIBA Américas)

 

A sequência positiva no início do terceiro período despertou a esperança para a massa rubro-negra, que correspondeu cada sacrifício dos atletas em quadra com cânticos firmes, que serviram como combustível para os jogadores buscarem uma virada até então fora de cogitação.

 

Sob batuta de Zach Graham, Olivinha e Leo Demétrio, o time brasileiro foi cortando a diferença ponto a ponto, até consumar a virada na metade do terceiro período, após boa sequência da trinca em bolas de segurança e pontos de segunda chance, dado a supremacia flamenguista na briga pelos rebotes ofensivos.

 

Por mais que o rival tenha voltado a pontuar nos minutos de jogo, o Mengão teve segurança para confirmar a vitória na linha do lance livre, carimbando a sua vaga na decisão do torneio continental, onde a equipe terá pela frente mais um time argentino, uma vez que a outra semifinal é entre o San Lorenzo de Almagro e o Quimsa.

 

No momento a série entre os hermanos está empatada em 1 a 1 e haverá o terceiro e decisivo confronto entre as esquipes, para o Mengão conhecer o seu adversário. O que o time carioca já sabe é que terá o direito de fazer o segundo e, se necessário, o terceiro duelo ao lado do seu torcedor.

 

Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

LARANJA PULSANTE

Informações e análises dos principais campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de basquete.

Laranja Pulsante © 2019 | Todos os direitos reservados